Início / Blog / O que é  “Savasana”?

O que é  “Savasana”?

Prof. Ingryd Nogueira

5 de Janeiro de 2023

Você já deve ter ouvido alguém falar por aí “eu só vim pelo savasana”, estou correta?

Se você começou a praticar yoga agora, com certeza já deve ter ouvido esse termo e ficado meio confuso sobre o que era.

Savasana é uma postura da prática de yoga, também conhecida como “shavasana”. Geralmente é usado no final da prática para assimilarmos a aula e para relaxarmos profundamente o corpo e a mente. 

O que significa savasana?

Savasana é uma palavra em sânscrito. A pronúncia é “Chávásana”. “Sava” significa cadáver e “Asana” significa postura. Logo, temos a postura do cadáver. O nome pode assustar um pouco, mas a ideia dessa postura é que o praticante obtenha um relaxamento completo do corpo e da mente.

Mas é só ficar deitado e relaxar?

Sim, mas pode ser bem desafiador “só” ficar deitado e relaxar. É muito comum que nesse momento da prática a mente fique cheia de pensamentos e você sinta uma enorme vontade de se mexer.

É muito importante não pular o savasana! É nesse momento da prática que o corpo vai relaxar, soltar as tensões, e sua mente vai receber mais benefícios do yoga.

Se sua mente ficar cheia de pensamentos, não se preocupe! Continue praticando que em breve essa pode se tornar uma das suas posturas preferidas da prática.

Como fazer a postura do cadáver?

Nessa postura o corpo fica deitado sobre o chão, braços e pernas ficam estendidos, as palmas das mãos apontadas para cima, os pés caem para a lateral e os olhos fechados.

Quais são os benefícios do savasana?

1 – Relaxar o corpo e a mente

2 – Reduz o estresse

3 – Diminui a pressão arterial

4 – Melhora a qualidade do sono

5 – Libera as tensões do corpo

Leia também

leitura • 2 min

Como começar a praticar yoga?

6 dicas para você que quer começar a praticar yoga mas não faz ideia de como começar! &nbs...

Como cuidar do tapete de yoga?

Fernanda Raiol

28 de Dezembro de 2023

Ler artigo

Nosso fiel companheiro de prática também precisa de cuidados!

Como guardar o tapete de yoga?

É recomendado que ao final de cada prática você guarde seu tapetinho enrolado da mesma forma que você comprou ele. Quando dobramos o tapete danificamos seu material e criamos marcas nele.

E também é ideal guardar longe do sol e da chuva.

Como limpar o tapete de yoga?

Você pode utilizar um pano com água, ao final de toda prática, para limpar do suor e eliminar possíveis bactérias.

Mas eu posso lavar o tapete de yoga?

Sim! É recomendado que uma vez por mês você tire um tempo para lavar o tapetinho. Você pode fazer uma mistura de água e sabão líquido neutro, ou detergente neutro.

Misture bem esse líquido em um borrifador, e borrife em todas as partes do tapete, e seguida passe um pano esfregando de forma suave.

Depois enxague, pode ser no chuveiro ou na pia, tirando todo o sabão. E deixe ele esticado para secar naturalmente.

Yoga ou Ioga? Como se pronuncia?

Fernanda Raiol

28 de Dezembro de 2023

Ler artigo

Em algum momento essa pergunta já passou pela sua cabeça? Ou alguém já te perguntou isso?

Tradicionalmente, Yoga é uma palavra masculina, do Sânscrito (língua antiga da Índia), e significa “união”.

No sânscrito, não há diferença gramatical entre “ó’ e ‘ô’, portanto a letra “o” sempre terá o som fechado, como aqui no Brasil falamos “jogo”, “bolo”…

Quando o Yoga chegou por aqui, a palavra foi incorporada à nossa língua como “Ioga”, uma palavra feminina, já que termina com a letra “a”.

Então, qual das duas maneiras é a correta?

Caso você queira falar com algum estrangeiro, a forma tradicional trará maior entendimento (o Yoga com o som de “ô”).

Mas, em uma conversa entre brasileiros, usar a palavra como feminina também é uma opção correta (a ioga com o som de “ó”).

Não existe um termo certo, ou errado.

A comunicação é livre, não há mal em utilizar a pronúncia que desejar.

Afinal de contas, intolerância não combina muito com o espírito e intenção do Yoga, não é?!

Veja qual opção faz mais sentido pra você!

O que é Pranayama?

Fernanda Raiol

28 de Dezembro de 2023

Ler artigo

Os pranayamas são exercícios respiratórios que aumentam a capacidade pulmonar, auxiliam o controle da respiração, ajudam a manter a presença no aqui e agora, e podem acalmar a mente e o corpo, ou energizar.

 O que significa a palavra pranayama?

A palavra pranayama deriva de duas palavras em sânscritos: prana, que significa força vital, respiração, energia e vitalidade, e ayama, expressão que significa extensão, intensidade, propagação, dimensão.

Logo, pranayama é o processo de expandir e intensificar o fluxo da energia no interior do corpo.

Os benefícios dos pranayamas?

Os exercícios de respiração são ferramentas poderosas para aumentar a vitalidade, o relaxamento, diminuir a sensação de alerta, ansiedade, estresse, irritabilidade, raiva e cansaço. Uma prática de respiração engajada pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Como fazer os pranayamas?

Nadi shodhana (respiração alternada)

Com a coluna ereta e ombros relaxados, leve o dedão da mão direita obstruindo a narina direita, e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios de ar, troque de narina, levando dedo mindinho da mão direita na narina esquerda. Expire pela narina direita, inspire novamente pela mesma narina que você expirou. Com os pulmões cheios, troque a narina e expire pela narina esquerda. Fazendo um ciclo completo da respiração.

Ujjayi pranayama

Essa é a respiração que usamos em toda prática de vinyasa yoga ou ashtanga yoga. Inspirando e expirando sempre pelas narinas, Faça uma inspiração completa e na hora de expirar ative levemente a glote, fazendo com que o ar passe com uma leve pressão pela garganta, emitindo um som de mar.

Kapalabhati pranayama

A respiração do crânio brilhante, tem esse nome por causa da sensação que temos ao praticar, oxigenando todo o cérebro. Comece eliminando todo o ar dos pulmões.A respiração é sempre nasal. Inspira de forma lenta e profunda, e expire com vigor, ativando o abdômen para dentro, expulsando o ar do corpo. Em seguida volte a inspirar profundamente pelas narinas, e repita esse ciclo.

Bhastrika pranayama

Conhecida como respiração do fole, por conta da semelhança do movimento de inspirar e expirar. Comece a inspirar e expirar pelas narinas, e aos poucos acelere o ritmo, mantendo o mesmo tempo de entrada e de saída de ar,  e levando a atenção para a contração abdominal no momento da expiração e o relaxamento abdominal na hora da inspiração.

Esses são alguns dos pranayamas mais conhecidos. Agora que você já conhece a técnica, sabe seus benefícios, vamos praticar? 

O que é Yoga?

Fernanda Raiol

28 de Dezembro de 2023

Ler artigo

Yoga é uma prática e estilo de vida que vem crescendo e sendo descoberta, cada vez mais, por milhares de pessoas. E com isso surge a pergunta do que é, de fato, o Yoga.

A tradução de Yoga, palavra em sânscrito (língua antiga da Índia), significa União.

Mas o que seria essa união?

Podemos afirmar que Yoga é uma filosofia milenar, que surgiu na Índia, que envolve prática física de posturas(asanas), meditação, pranayamas (respiração) e auto estudo.

Yoga vai muito além de movimentos e posturas com o nosso corpo.

A ideia é proporcionar bem-estar, com a união do nosso estado mental, emocional, físico, aliado à nossa respiração. 

Através de posturas conseguimos acessar estados mentais e emocionais mais calmos e relaxados, mesmo depois de suar e trabalhar bastante a nossa força física.

Na prática de asanas podemos experimentar diversas linhas e métodos, como o Vinyasa Yoga, Hatha Yoga, Yin Yoga, Ashtanga Yoga…

E também, dentro de várias linhas, pode surgir a pergunta: qual seria a melhor para seguir e praticar?

Com tantas possibilidades, vale a pena conhecer e experimentar várias, até observar com qual você se identifica mais.

Com o Vinyasa Yoga, por exemplo, você pode experienciar uma prática física mais movimentada e fluida, com diversas transições que desafiam o equilíbrio, força e flexibilidade.

Já com o Yin Yoga você poderá vivenciar uma prática mais estática, que traz um estado meditativo, pois entrará em permanências longas, que induzem um relaxamento profundo.

E como começar a praticar Yoga?

O ideal é que tenha ajuda profissional, que poderá te instruir com alinhamentos e direcionamentos específicos, trazendo segurança e conforto para a sua prática.

Dessa forma, você obterá todos os benefícios que essa prática proporciona, como a melhoria da qualidade de vida, redução de dores, consciência corporal, alívio da ansiedade e estresse, melhoria da flexibilidade, mobilidade e força física, dentre diversas outras, que só um praticante de Yoga poderá vivenciar.

Fica aqui o convite, caso você nunca tenha praticado: Yoga é para todos! Aqui no site você encontra diversas práticas para todos os níveis. É uma ótima oportunidade de começar!

O que é  “Savasana”?

Fernanda Raiol

5 de Janeiro de 2023

Ler artigo

Como começar a praticar yoga?

Fernanda Raiol

5 de Janeiro de 2023

Ler artigo

6 dicas para você que quer começar a praticar yoga mas não faz ideia de como começar!

 1 – Encontre um lugar calmo

Para a prática de yoga é importante que você tenha um lugar onde você consiga manter sua atenção na aula, sem muitas distrações. Pode ser seu quarto, sala, varanda, qualquer cantinho que você consiga um pouco de paz.

Mas se você não tiver esse espaço, não se preocupe! Pratique mesmo assim, tentando manter o seu foco e presença na aula.

2 – Um tapetinho ou toalha

A prática é feita no chão em um espaço de um tapete de yoga. Caso você não tenha um tapete de yoga nesse momento inicial, você pode adaptar usando algum tapete de casa com uma toalha ou edredom por cima. É importante ter uma superfície antiderrapante para não escorregar na prática, e macia, para seu corpo não entrar em contato direto com o chão.

3 – Roupas confortáveis

Encontre peças leves que você se sinta bem, que não aperte seu corpo, nem que fiquem muito largas, caindo durante a prática.

4 – Atenção na prática

É importante que você mantenha sua mente conectada com o seu corpo, seus movimentos e sua respiração. Então, caso você se perca em seus pensamentos durante a prática, lembre-se de voltar o seu foco para a sua respiração e o momento presente.

5 –  Não se compare

A prática de yoga é individual e você só precisa focar na sua jornada e no seu processo. Evite se cobrar e se comparar. Cada corpo é único e tem seu próprio tempo.

6 – Respeite o seu corpo

Comece praticando aulas de iniciantes, com posturas básicas, para você aprender e entender o que seu corpo precisa fazer. E aos poucos você vai gradualmente aumentando a intensidade conforme sua consciência e resistência corporal forem aumentando. Sem pressa.

Veja o vídeo abaixo para pegar mais dicas e tirar dúvidas!

Pronto para começar a praticar?

Aproveita que aqui no site temos muitas práticas para iniciantes!