Os pranayamas são exercícios respiratórios que aumentam a capacidade pulmonar, auxiliam o controle da respiração, ajudam a manter a presença no aqui e agora, e podem acalmar a mente e o corpo, ou energizar.
O que significa a palavra pranayama?
A palavra pranayama deriva de duas palavras em sânscritos: prana, que significa força vital, respiração, energia e vitalidade, e ayama, expressão que significa extensão, intensidade, propagação, dimensão.
Logo, pranayama é o processo de expandir e intensificar o fluxo da energia no interior do corpo.
Os benefícios dos pranayamas?
Os exercícios de respiração são ferramentas poderosas para aumentar a vitalidade, o relaxamento, diminuir a sensação de alerta, ansiedade, estresse, irritabilidade, raiva e cansaço. Uma prática de respiração engajada pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Como fazer os pranayamas?
Nadi shodhana (respiração alternada)
Com a coluna ereta e ombros relaxados, leve o dedão da mão direita obstruindo a narina direita, e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios de ar, troque de narina, levando dedo mindinho da mão direita na narina esquerda. Expire pela narina direita, inspire novamente pela mesma narina que você expirou. Com os pulmões cheios, troque a narina e expire pela narina esquerda. Fazendo um ciclo completo da respiração.
Ujjayi pranayama
Essa é a respiração que usamos em toda prática de vinyasa yoga ou ashtanga yoga. Inspirando e expirando sempre pelas narinas, Faça uma inspiração completa e na hora de expirar ative levemente a glote, fazendo com que o ar passe com uma leve pressão pela garganta, emitindo um som de mar.
Kapalabhati pranayama
A respiração do crânio brilhante, tem esse nome por causa da sensação que temos ao praticar, oxigenando todo o cérebro. Comece eliminando todo o ar dos pulmões.A respiração é sempre nasal. Inspira de forma lenta e profunda, e expire com vigor, ativando o abdômen para dentro, expulsando o ar do corpo. Em seguida volte a inspirar profundamente pelas narinas, e repita esse ciclo.
Bhastrika pranayama
Conhecida como respiração do fole, por conta da semelhança do movimento de inspirar e expirar. Comece a inspirar e expirar pelas narinas, e aos poucos acelere o ritmo, mantendo o mesmo tempo de entrada e de saída de ar, e levando a atenção para a contração abdominal no momento da expiração e o relaxamento abdominal na hora da inspiração.
Esses são alguns dos pranayamas mais conhecidos. Agora que você já conhece a técnica, sabe seus benefícios, vamos praticar?