Você já se perguntou o que seria melhor pra você? Ou qual a diferença entre os dois?
Posso te afirmar que Yoga e Meditação caminham lado a lado, e que o Yoga pode ser considerado uma meditação em movimento, através de posturas psicofísicas (relação entre estímulo físico, percepções e sensações).
Você sabia que os ásanas, posturas físicas do Yoga, surgiram para preparar nosso corpo para a meditação?
Dentro da filosofia do Yoga, a meditação é um dos pontos principais.
Quando o Yoga chegou no Brasil (no Ocidente, de forma geral), com diversas técnicas e linhas diferentes, foi fragmentando-se, e por isso, hoje vemos a prática de meditação, também separada à prática de yoga.
Ao fazer uma aula de Yoga, pode-se esperar movimentos e posturas físicas, respirações específicas, e, eventualmente, uma meditação. A intenção é o equilíbrio entre corpo, mente e energia, combinados de exercícios mentais e físicos.
Ao fazer uma meditação guiada, tradicionalmente você fará sentado e imóvel, apenas trazendo sua atenção à uma direção (seja à respiração, um som, uma imagem…), mas também pode-se fazer meditações em movimento, caminhando, ou até deitado.
Nessa prática, você trabalha exclusivamente o equilíbrio mental. Portanto, os exercícios da meditação são puramente internos e focados na mente.
Ainda tem dúvida de qual seria a melhor opção para você?
Aconselhamos que tenha o melhor dos dois mundos: pratique yoga e meditação.
Experimente e sinta todos os benefícios que essas práticas poderão te proporcionar.
Alguns deles são: redução do estresse e ansiedade, equilíbrio e conhecimento interior, melhoria da qualidade de sono, e muitos outros!