Se você optar por práticas mais vigorosas e movimentadas, com certeza terá um gasto energético que impactará na manutenção do peso, e pode aumentar bastante o seu condicionamento físico.
No Yoga trabalhamos a flexibilidade, força, equilíbrio e o controle de respiração.
Com a prática regular, você também sentirá efeitos no seu estado mental, percebendo-se mais consciente de seus sentimentos, pensamentos e escolhas. Ajudando em questões como estresse, ansiedade e insônia, que costumam afetar diretamente na forma que nos alimentamos.
Ao praticar Yoga, também observamos uma melhora na qualidade do sono, por conta do estado meditativo, e do relaxamento físico e mental, após uma prática.
Uma boa noite de sono reduz os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios liberados em situações de ansiedade e estresse), que em excesso fazem o corpo reter líquido e armazenar gordura.
Portanto, incluir a prática de yoga na sua rotina trará diversos benefícios, além de ajudar sim, no emagrecimento.
Você nunca praticou Yoga, gostaria de começar, mas não sabe o que esperar de uma aula?
Ler artigo
Eu sei que vemos muitas posturas desafiadoras por aí, e também vários nomes complexos. E às vezes até trazem uma sensação de que está fora da sua realidade, né?!
Bom, não se preocupe, nós vamos desmistificar a prática de Yoga agora, e mostrar algumas posturas possíveis para iniciar, e que possivelmente você fará em uma aula para iniciantes.
1 – Postura da Criança (Balasana)
Essa postura reduz a fadiga e elimina o estresse. Relaxa e alonga toda a musculatura das costas, aliviando bastante as dores.
2 – Postura da Árvore (Vrksasana)
Nessa postura desenvolvemos o equilíbrio e a consciência de alinhamento, trazendo mais concentração e foco, para o momento presente. Também fortalece a perna de base e promove uma suave abertura do quadril.
3 – Guerreiro 2 (Virabhadrasana II)
Essa postura é super energizante! Expressa força, determinação e coragem, além de fortalecer pernas e braços.
4 – Postura da Pinça (Paschimottanasana)
Nessa postura alongamos não só a parte de trás das pernas, como também a nossa coluna. Além de estimular os órgãos abdominais.
5 – Postura da Cobra (Bhujangasana)
Aqui nessa postura podemos fortalecer a região das costas e glúteos, e também os músculos dos braços. Além de alongar bastante a região abdominal.
Ficou interessado em sentir na pele todos esses benefícios? Aqui vai uma lista de sugestões, com aulas gratuitas para você experimentar no nosso canal! Só clicar aqui, e aproveitar 🩷
Quando falamos de yoga, essa é uma dúvida bem comum… Muitas pessoas se perguntam: “Será que a minha religião me permite praticar yoga?”
Ler artigo
E a resposta é: O Yoga não é uma religião! E sim, você pode praticar independente de qual for sua religião.
Porque as pessoas acham que yoga é religião?
O Yoga surgiu no Oriente, que tem uma ligação muito forte com o Hinduísmo e o Budismo.
Mas apesar de ter sua origem muito relacionada às religiões e culturas da Índia, a prática que temos aqui no Ocidente, hoje não está ligada a nenhum tipo de culto ou religião.
O que queremos com a prática de yoga, e o que difere de ser uma religião, é a busca pelo autoconhecimento.
E apesar de não ser uma prática religiosa, quem busca o yoga para desenvolver a espiritualidade, também pode encontrar!
Vamos mudar a nossa visão de que yoga é apenas para budistas, hippies, pessoas calmas e espiritualizadas?
O yoga é uma prática ampla, com muitas vertentes e você pode escolher a que fizer mais sentido na sua vida, e começar a praticar! 🙏
Se você optar por práticas mais vigorosas e movimentadas, com certeza terá um gasto energético que impactará na manutenção do peso, e pode aumentar bastante o seu condicionamento físico.
Esse será um momento incrível para a gestante criar mais conexão com o próprio corpo, e com o bebê. Além de entender a importância da respiração consciente e levar esse conhecimento para o momento do parto.
A prática de Yoga para gestantes também trará benefícios como a redução da ansiedade, minimizar dores nas costas e fortalecer todo o corpo.
Porém, é importante que haja certos cuidados, como:
Praticar com um professor que entenda do assunto
Evitar torções intensas
Posturas de equilíbrio sem apoio
Posturas de barriga para o chão
Respirações intensas ou que retém o ar
A meditação também é uma ótima aliada!
Benefícios da meditação para gestantes:
Minimiza o estresse
Melhora a percepção de si e do bebê
Mais equilíbrio mental e emocional
Ajuda a dormir melhor
Aproveite que temos um curso exclusivo na plataforma, inteiramente destinado ao Yoga para Gestantes – Pré e pós-parto.Clique aqui para acessar!
Você decidiu praticar yoga, e quando foi escolher, ficou confuso com tantas linhas e estilos diferentes?
Ler artigo
O Yoga é uma prática para todas as pessoas! E existem sim, várias linhas, para que cada pessoa encontre o que se encaixa melhor nas suas necessidade, e estilo de vida.
Apesar de suas diferenças, todos os estilos de yoga têm o mesmo objetivo: trabalhar a união da mente e do corpo.
Os estilos de Yoga mais conhecidos no Brasil são:
Vinyasa Yoga ou Vinyasa Flow
É um dos mais populares e modernos! Com bastante movimento, os praticantes fluem de uma postura para outra, com pouca permanência. São aulas mais criativas, com posturas e transições diferentes, e cada movimento é sincronizado com a respiração, para obter o máximo de benefícios.
Hatha Yoga
Esse é o estilo mais clássico e conhecido no Ocidente. Trabalha a permanência nas posturas, sem tantas transições e fluidez entre elas.
Yoga Restaurativo
É um estilo mais terapêutico, que utiliza acessórios como blocos, bolster e mantas, para dar o apoio e conforto necessário para a permanência nas posturas. Tem o intuito de relaxar e restaurar o corpo.
Ashtanga Yoga
É um estilo com posturas intensas, pra quem gosta de trabalhar força, equilíbrio, se desafiar e suar bastante. Contém séries fixas, com posturas avançadas, e muita conexão com a respiração.
Iyengar Yoga
Esse estilo mostra que o Yoga é realmente para todos os corpos e limitações, independente de suas dificuldades físicas. Com a utilização de acessórios (props) em todas as aulas, os praticantes fazem as posturas com segurança e alinhamento.
Yin Yoga
Nessa linha, o foco são os tecidos profundos do corpo, como os ligamentos e fáscia muscular, por exemplo. Temos permanências maiores nas posturas, com total imobilidade e entrega, na intenção de criar espaço e conectar a mente às sensações físicas.
Se você já pratica yoga há algum tempo, com certeza já sentiu diversos benefícios no seu corpo, na sua mente, na sua vida… Não é?!
Ler artigo
Já é cientificamente comprovado e também reconhecido pelo SUS, que o Yoga é uma prática integrativa, e que pode ajudar a melhorar a saúde mental e física.
Vamos listar 6, dos vários benefícios que essa prática incrível pode te proporcionar 👇
1 – Aumenta a flexibilidade do seu corpo
Em todas as aulas de yoga trabalhamos o alongamento do corpo. Pode parecer difícil e desafiador no início, mas aos poucos o corpo vai ganhando espaço, e desenvolvendo mais flexibilidade. É só persistir!
2 – Alivia o estresse e a ansiedade
O Yoga traz ferramentas para lidar com as emoções e pensamentos, trazendo a atenção pro momento presente, com posturas, técnicas de respiração, mantras e meditações.
3 – Melhora seu equilíbrio e consciência corporal
No yoga trabalhamos o equilíbrio mental e físico! As posturas de equilíbrio são perfeitas para observar como está a sua mente e a sua concentração.
4 – Aumenta a sua força
Durante algumas práticas fazemos diversas posturas que desenvolvem a força do corpo. Um corpo forte vai muito além de músculos definidos! Ele também protege nossas articulações e ossos, previne dores, quedas e aumenta a nossa resistência.
5 – Melhora a qualidade vida
O Yoga também aumenta a sua autoestima, mobilidade, determinação e muitos outros pontos que te ajudam a ter uma melhor relação consigo mesmo, e um novo olhar para o mundo.
7 – Aumenta a sua capacidade respiratória
Pranayamas são as técnicas respiratórias que fazemos nas práticas de yoga. Nos ajudam a controlar o ritmo da respiração, e podem ter efeito calmante ou energizante.
Provavelmente você já fez algumas aulas de yoga, onde viu o professor finalizar a prática com as mãos unidas em frente ao peito, e falando “Namastê”. Não é?! Mas você sabe o que essa palavra significa?
Ler artigo
Aqui no Ocidente, grande parte dos Yogis usam a tradução “O bem que habita em mim, saúda o bem que habita em você”, ou “O Divino que habita em mim, saúda o Divino que habita em você.”
Porém, “Namastê” vem do Sânscrito (língua antiga da Índia) “Namaskar”, e seu significado literal é “eu me curvo diante a ti”.
É um comprimento muito bonito e respeitoso, sem nenhuma correlação com religiões.
A palavra Namastê geralmente está associada ao Añjali Mudra, o gesto de unir as palmas das mãos em frente ao peito.
Esse movimento pode ser uma saudação a você, em algum momento de meditação, início ou final de prática, dando a oportunidade de olhar para dentro, e se conectar consigo mesmo.
Ou para outra pessoa, um professor, mestre ou amigo, estabelecendo uma conexão e respeito mútuo.
A resposta para essa pergunta é bem simples: absolutamente todo mundo pode praticar Yoga!
Ler artigo
É isso mesmo, qualquer pessoa pode praticar yoga!
Se você não é flexível, “zen e tranquilo”, se está gestante, na melhor idade, mulher, homem ou criança. Todas as pessoas, e todos os corpos podem praticar Yoga.
“Se você tem um corpo e uma mente, se você respira, o yoga é para você.” Jivana Heymam
Mais do que uma atividade física, o Yoga é um estilo de vida que abrange todas as idades, culturas, objetivos e religiões.
Muitas pessoas procuram o Yoga para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração, reduzir a ansiedade e o estresse, aumentar a capacidade respiratória e também a auto estima.
Em todos esses casos, o Yoga pode ajudar.
No entanto, muitas outras pessoas não buscam o Yoga por acharem uma atividade parada ou difícil demais. Se você é uma dessas pessoas, tenho algo para te contar: Existem vários estilos, linhas e métodos de Yoga, para todos os gostos!
Se você gosta de atividades mais intensas e movimentadas, pode experimentar o Vinyasa Yoga. Se prefere só se manter relaxado e em contato com seu interior, a meditação e o Yin Yoga serão suas aliadas.
Vale à pena experimentar e ver com qual estilo você se identifica mais.